26 de nov de 2024 às 17:18 | Imagem: Carlos Gomes
Na manhã da última sexta-feira, Feira de Santana foi inclusa no alerta de chuvas fortes que afetaria todo o estado da Bahia. A previsão trouxe um clima de apreensão à cidade, mas também gerou um senso de preparação entre os moradores, que foram orientados a tomar precauções.
Ana Karoline, da Defesa Civil, explicou: “Sexta-feira, pela manhã, a gente recebeu esse alerta de chuvas fortes no estado da Bahia como um todo, e Feira estava incluída nesse alerta.” A ameaça de chuva intensa gerou insegurança, especialmente para aqueles que vivem em áreas de risco. Sinesia Barreto, também da Defesa Civil, orientou a população a se proteger: “Cada um que tiver suas moradias, que não é no lugar apropriado, se for no lugar inadequado, procura se proteger e ver se corre algum risco. Procurar logo se agasalhar na casa de parentes, em algum abrigo que seja seguro.”
Em um dos bairros mais afetados, Alexandra Almeida relatou o clima de medo: “A gente ficou com medo, porque certas coisas, como está acontecendo aí, a gente fica no alerta porque qualquer coisa a gente tem que dar um jeito.” No entanto, apesar do receio, os efeitos da chuva foram menos graves do que o esperado. Edson da Silva, morador local, destacou: “A chuva veio, mas graças a Deus, não prejudicou o trânsito hora nenhuma.”
Mesmo com o alerta, as previsões meteorológicas nem sempre se confirmam, o que gerou um sentimento de cautela entre os feirenses. Ana Karoline reiterou a importância de manter a vigilância: “A população, na questão do alerta, é ficar atenta em relação ao que fazer, caso aconteça realmente as previsões, como é uma previsão, a gente diz que não é 100%, então pode acontecer dessa previsão não bater.”
Embora o alerta tenha causado preocupação, a cidade de Feira de Santana se manteve vigilante, com a população atenta às orientações e preparada para agir caso os riscos de alagamentos ou danos se concretizassem.
Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos