29 de nov de 2024 às 16:58 | Imagem: Reginaldo Cavalcante
O centro comercial de Feira de Santana amanheceu lotado nesta sexta-feira (29), com consumidores aproveitando as promoções da Black Friday. Muitos utilizaram o pagamento da primeira parcela do 13º salário para fazer compras. Entre os itens mais procurados, destacam-se eletrodomésticos, produtos de beleza e eletrônicos.
A vendedora Juciara Arão, que foi em busca de uma máquina de lavar, destacou a importância de pesquisar antes de decidir. “Primeira a gente pesquisa para depois ver o que é que faz”, afirmou. Já Shirley Silva, autônoma, aproveitou para renovar o estoque de produtos de beleza, mas com cautela. “O preço está bom, está razoável em algumas coisas, outras já estão com preço normal mesmo”, avaliou.
Adriana Carneiro, que decidiu trocar a TV de casa por um modelo maior, seguiu uma estratégia similar. “Tá equivalente. Agora estou mandando olhar na internet para ver se está melhor”, revelou.
O gerente de uma das lojas, Bruno Elan, celebrou o sucesso das vendas. “Está superando sim a expectativa. Inclusive, a gente está com um crescimento projetado de 30% em relação ao ano anterior. E uma coisa que está ajudando bastante é que essa Black Friday casou junto com o 13º. Então as pessoas estão utilizando e comprando bastante, está superando a expectativa”, destacou.
No entanto, especialistas recomendam cautela na hora das compras. O advogado André Luiz Paraíso orienta que o consumidor deve estar atento aos direitos e agir caso enfrente problemas. “Se ele foi lesado com a compra, deve reunir a documentação, como a nota fiscal do produto, e procurar os órgãos de defesa do consumidor, principalmente o PROCON. Caso não resolva, pode ingressar com ação pela via judicial”, explicou.
Em âmbito nacional, as expectativas para a Black Friday de 2024 são otimistas. Segundo a plataforma Neotrust, especializada no monitoramento do varejo, a movimentação financeira deve ultrapassar R$ 9 bilhões, com um crescimento de 9,1% em relação ao ano passado, impulsionado principalmente pelo comércio eletrônico.
Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos