Áurea Azevedo, atendente, enfrentou dificuldades para produzir leite suficiente para amamentar o pequeno Levi, de apenas quatro meses. Foi então que ela recorreu ao banco de leite humano do Hospital da Mulher. Sensibilizada ao saber que essa é a realidade de muitas outras mães, Áurea decidiu tomar uma iniciativa de empatia e solidariedade: tornar-se doadora de leite materno. “Eu me sinto honrada e feliz porque o Levi precisou e, agora, através do meu leite posso ajudar outras mães”, conta.
O estoque do banco de leite humano do Hospital da Mulher registrou uma redução no final do mês de maio, caindo de 179 para 169 litros. Porém, apesar dessa queda no volume, houve um aumento de 25% na quantidade de mães doadoras.
Atualmente, o banco de leite da unidade conta com 45 doadoras, um número ainda considerado baixo para as necessidades do hospital. Para ser uma doadora, é necessário entrar em contato com o Hospital da Mulher. “Essas mães que têm leite excedente podem ligar para a gente através do número 3602-7156 e nós vamos até a residência delas, levando os frascos ideais para fazer a coleta desse leite”, explica Nadja Vieira, coordenadora do BLH do Hospital da Mulher.