14 de ago de 2024 às 15:45 | Imagem: Reginaldo Cavalcante
Considerado uma medida básica e fundamental para a segurança dos ocupantes de um veículo, o uso do cinto de segurança nem sempre é obedecido. Essa imprudência não só coloca vidas em risco, mas também pode causar acidentes graves.
Segundo balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal, entre 1º de janeiro e 31 de julho deste ano, foram registradas mais de 15.900 autuações por falta do uso do cinto de segurança. No mesmo período do ano passado, o número foi de 5.877, representando um crescimento superior a 170%.
Esse aumento significativo é atribuído ao uso de câmeras de videomonitoramento, que têm sido eficazes em flagrar diversas infrações nas estradas. A inspetora da PRF, Livia Marcelino, destaca: “A gente atribui ao aumento, ao crescimento das câmeras de videomonitoramento, que dão condições à Polícia de estar aumentando e incrementando ainda mais essas fiscalizações.”
O motorista flagrado sem o uso do cinto de segurança será multado e poderá perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A medida reforça a importância do cinto como um item essencial para a proteção durante a condução.
Para o motorista Lucas Cardoso, “tudo que visa proteção à vida é muito bom para o motorista e também para o passageiro.” Sérgio Almeida, resgatista, reforça a importância do cinto de segurança: “A gente sabe a importância do cinto, a segurança que ele proporciona e que salva vidas. Então é muito importante a prevenção, a utilização do cinto e a fiscalização da Polícia Federal.”