19 de ago de 2024 às 16:38 | Imagem: Carlos Gomes
No último sábado, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana promoveu um mutirão de atendimento, beneficiando centenas de moradores. No Hospital da Mulher, foram realizadas consultas ginecológicas, enquanto no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) e no CMDI, ocorreram exames de imagem. A funcionária pública Gilsa Cerqueira aproveitou o dia de folga para realizar um raio-X e elogiou a iniciativa: “Tendo o mutirão, o povo não tem muita dificuldade para o agendamento.”
Ao todo, 935 pacientes foram atendidos entre consultas e exames, com o objetivo de atender à demanda reprimida da rede municipal. Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, explicou a estratégia por trás dos mutirões: “A gente vem trabalhando já há algum tempo, esses mutirões todos aos sábados, com pré-agendamento, até para evitar fila longa e garantir que os pacientes sejam atendidos. Fazemos o pré-agendamento durante a semana e agendamos para o sábado. Assim, conseguimos desafogar toda a rede do município.”
Durante todo o mês de agosto, as unidades de saúde têm organizado mutirões voltados para a promoção da saúde e do autocuidado, garantindo que mais pessoas tenham acesso aos serviços necessários.