05 de set de 2024 às 17:45 | Imagem: Carlos Gomes
Durante a 45ª ExpoFeira, o destaque foi o Agras T40, um drone pulverizador com tecnologia avançada, desenvolvido para automatizar a pulverização de insumos agrícolas. Pesando 50 quilos, o Agras T40 tem a capacidade de armazenar até 40 litros de insumos, tornando-se uma ferramenta valiosa para o setor agrícola.
Marina, uma engenheira agrônoma, expressou seu interesse em aprender a manusear esse tipo de equipamento. “O mercado hoje está muito amplo para a questão de agricultura, precisão, mapeamento, georreferenciamento e esse vai ser o futuro. Então, nós temos que estar sempre nos atualizando e aproveitando as oportunidades de nos aperfeiçoar com pessoas que são gabaritadas e capacitadas para fornecer esse tipo de treinamento”, afirmou.
O treinamento de drones contou com a participação de 15 alunos e incluiu agentes da Superintendência Municipal de Trânsito, Guarda Municipal e soldados do Exército, todos envolvidos na troca de experiências que abrange o aprendizado tanto em mapeamento quanto em pulverização. O instrutor Simão Mascarenhas comentou sobre a abrangência do treinamento: “A gente aborda desde os aspectos de legislação, o que é que hoje a pessoa que pretende adentrar nesse mercado de trabalho precisa saber para estar apta de forma legal e regular. Também para aquele que deseja empreender ou concorrer a alguma vaga. Então, a gente vai desde a parte teórica dos fundamentos de legislação até a aplicação prática em campo.”
O treinamento foi oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que proporcionou a experiência prática a duas turmas, garantindo que os participantes tivessem a oportunidade de vivenciar o uso de drones na agricultura.
Carine Magalhães, superintendente do Senar, destacou a relevância do curso e o impacto da tecnologia no setor: “O drone vem mostrar a inovação do setor agropecuário, a importância do mapeamento da lavoura e a pulverização da lavoura. Aqui na ExpoFeira, a gente permitiu que todas as nossas ações estivessem aqui presentes para que o público conhecesse tudo que o sistema FAEB/Senar, Instituto CNA, pode fazer pelo produtor rural de Feira e região.”