Close this search box.

Conheça a história de Dona Marinalva, a Mulher do Jegue

05 de set de 2024 às 17:56 | Imagem:  Junior Araújo

Dona Marinalva Carneiro, conhecida por muitos como a “mulher do jegue”, é uma amante da vida no campo e dos cavalos. Sua paixão por equinos a levou a realizar uma façanha que muitos considerariam impossível: viajar mais de 1.700 quilômetros montada em uma mula, em direção a Barretos, onde participou da tradicional Festa do Peão de Boiadeiro, a jornada durou 45 dias.

“É porque eu montava sempre no jumento para fazer a abertura da Fenagro, da Exporural, em Salvador, e aí montava no jumento e aí fiquei conhecida como a Mulher do Jegue”, conta Dona Marinalva sobre a origem de seu apelido.

Ela viajou junto com o grupo “Muladeiros da Sela Vaqueira”, sendo a única mulher em meio a diversos peões. “Os domingos eram dia de descanso para a turma e para os animais também. Aí fazia o revezamento dos animais, os que montavam hoje descansavam à noite e montavam só no dia seguinte. Foi gratificante tudo isso”, lembra ela, refletindo sobre a experiência.

Dona Marinalva se sente privilegiada. “Eu, com 72 anos, que estou fazendo sexta-feira, 72 janeiros, me senti com 20 anos, uma jovenzinha no meio dessa turma”, afirma, destacando sua vitalidade e amor pela montaria. Ela também menciona seu estilo pessoal: “Eu me visto assim mesmo sem saber o que era cavalo. Sempre me vesti assim. Eu fui para a formatura de meu filho toda country. Não sou de vestir coisa diferente, não me sinto eu.” Com uma história marcada por suas experiências no mundo rural, Dona Marinalva continua a compartilhar sua paixão pelos cavalos e a tradição da vaquejada.

Notícias da TV

palestra casarãoo
Feira de Santana celebra 191 anos com palestra sobre o curso de Medicina da UEFS
primordios feira