25 de set de 2024 às 17:42| Imagem: Carlos Gomes | Texto: Davi Cerqueira
O programa “Mãe Antenada”, em sua última edição trouxe a enfermeira e consultora infantil Mariana Sodré, que abordou o tema da amamentação, explorando os desafios e dicas para facilitar as mamães durante esse processo tão importante.
Mariana Sodré iniciou exemplificando sinais que ajudam a identificar quando o bebê está relaxado e satisfeito durante a amamentação. “O bebê muda o comportamento durante a mamada. Ele normalmente começa bravinho, rígido. Durante a mamada, quando ocorre de forma eficiente, o bebê relaxa sua musculatura. Quando ele sai, já está sonolento, pronto para dormir”.
Em seguida, a enfermeira trouxe mitos e verdades relacionados à gestação. “Antigamente falavam muito que as mães precisariam estar expostas ao sol ou passar bucha no mamilo. Mas, pelas evidências, nada pode ser feito na mama durante a gestação que possa evitar rachaduras ou lesões. Não tem como garantir isso, pois a amamentação envolve muitas coisas, a anatomia do bebê e da mãe. Então, só dá para intervir no processo de amamentação após o nascimento”.
Outra questão abordada foi as causas que podem afetar a produção do leite. Fatores emocionais, psicológicos, endócrinos e anatômicos interferem nesse sentido. Para isso, a profissional apontou que um acompanhamento médico é o ideal para garantir a saúde da mãe e do bebê.
E qual seria momento ideal de parar de amamentar? Para isso, Mariana também falou sobre o desmame. “O desmame ocorre no momento em que o bebê começa a comer. A amamentação continua sendo o principal até os 12 meses. Mas após, a amamentação se torna complementar e deve ser retirada aos poucos, pois o bebê já vai estar se adaptando a outros alimentos”.
O programa Mãe Antenada acontece quinzenalmente, para acompanhar o programa, sintonize a sua TV no canal 2.1.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Davi Araújo sob supervisão da jornalista Liliane Santos