03 de out de 2024 às 15:02 | Imagem: Junior Araújo
Em celebração ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, uma ação de saúde reuniu diversas mulheres que aproveitaram a oportunidade para realizar exames preventivos e consultas essenciais. Dona Georgina foi uma das participantes que compareceu para cuidar da sua saúde. “Já passei no clínico, nutricionista, já fiz a glicemia e eu gostei”, comentou satisfeita com o atendimento oferecido.
A ação disponibilizou aferição de pressão, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, além de encaminhamentos para mamografias, exame essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A enfermeira Alessandra Magalhães, referência em saúde da mulher, destacou a importância do Outubro Rosa para a conscientização e prevenção. “Nós temos exames de mamografia durante todo o ano e as mulheres, quando chega o Outubro Rosa, ficam mais em alerta, assim como a sociedade em geral, com relação à detecção precoce do câncer de mama. Lembrando que, durante o Outubro Rosa, destacamos também a importância da prevenção quanto ao câncer de colo do útero, as ISTs e as sífilis congênitas, que chamamos de Outubro Verde.”
Segundo dados divulgados, entre janeiro e outubro deste ano, foram realizadas 9.840 mamografias, um aumento de 19,8% em comparação ao ano passado, quando foram realizados 8.211 exames. O crescimento reforça a conscientização gerada pela campanha, incentivando mais mulheres a buscarem os cuidados preventivos.
Dona Lucineide, outra participante da ação, também aproveitou para realizar seus exames. “Já aferi açúcar, já fiz as consultas, agora vou para o teste rápido. Tudo que eu tiver direito hoje, é o suficiente”, declarou, satisfeita com a variedade de serviços oferecidos.
A iniciativa faz parte da campanha de conscientização que busca alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Reportagem escrita pela estagiária Vitoria Souza sob supervisão da jornalista Liliane Santos