06 de ago de 2024 às 15:19 | Imagem: Carlos Gomes
No Sítio Machado, porquinhos-da-índia, galos, galinhas e até patos fazem parte do dia a dia. Esse é o cenário do projeto do Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Carlos Machado, onde 120 crianças de 2 e 3 anos estão matriculadas.
A educação é em tempo integral. As crianças chegam às 7h45 da manhã e só voltam para casa por volta das 17h. Durante esse período, elas aprendem, brincam e ainda têm tempo para tirar um cochilo.
Além do almoço, lanche e muita diversão nos parquinhos, fica claro que o que os pequenos mais gostam de fazer é interagir com os animais.
Acompanhar essa rotina de quase 9 horas é um trabalho de muita responsabilidade para os professores. “Esse projeto do Sítio Machado nasceu com esse olhar para a criança e a natureza, que não bastava só verde, tinha que ter os animais, porque a gente mostrava muito para as crianças os animais em formato de pelúcia, de imagens, e a gente tinha essa sede de estar concretamente com a criança”, explica a professora Nilmara Silva Pereira.
De acordo com Mônica Santa Rosa, diretora do CMEI, o projeto foi criado com o objetivo de incentivar o cuidado com os animais e desenvolver a socialização entre as crianças. “Essa proximidade com os elementos da natureza, a gente sabe o quanto socializa eles, o quanto eles percebem a importância da natureza, eles como membros desse conjunto inteiro, desse planeta, desse meio ambiente. Então, a importância do cuidar.”