Search
Close this search box.

Coral Vozes da Resistência inspira jovens de Jaguara e transforma realidades

26 de nov de 2024 às 16:16 | Imagem: Carlos Gomes

No distrito de Jaguara, em Feira de Santana, o Coral Vozes da Resistência tem se tornado um símbolo de superação e transformação. Formado por estudantes da Escola Municipal Colbert Martins da Silva, o coral tem proporcionado aos jovens uma oportunidade única de ressignificar suas histórias e ampliar seus horizontes por meio da música.

Kayla Souza, estudante do 9° ano, compartilha como o coral tem sido essencial para sua vida. “Quando Deus nos permitir conseguir ter uma plateia maior, que começarmos a adquirir dinheiro, que vai me ajudar a pagar uma dificuldade para algo maior lá na frente, e tudo mais, ajudar na família toda”, diz, emocionada, refletindo sobre o legado musical que herdou de sua mãe e as oportunidades que ela mesma agora tem. Ela ainda lembra que, “Meu pai, ele retomou os estudos, ele parou, se eu não me engano, na segunda série. Ou fui na quinta, alguma coisa assim, minha mãe nunca na vida que estudou. Ela começou a estudar por causa disso aí.”

David Samuel Santos, também do 9° ano, destaca o impacto do coral em sua vida. “Dá pra ver que eu posso conseguir várias oportunidades cantando”, comenta, evidenciando as portas que a música tem aberto para ele e os outros jovens do projeto.

A professora Alessandra Cunha Fonseca, coordenadora do coral, lembra como o talento de Kayla e David se destacou logo no início. “A gente começou a ensaiar e eu percebi que o talento de Kayla e de David tinha se destacado de uma forma absurda. A gente deu continuidade pensando primeiro só no projeto do novembro do ano passado, que é um projeto que a escola já faz há algum tempo, e aí depois a gente viu a repercussão e se prolongou até esse ano”, explica, refletindo sobre o crescimento e o sucesso do projeto.

Edmundo dos Reis Carvalho, diretor da escola, fala sobre o objetivo do coral e seu impacto na juventude local. “O trabalho com o coral é basicamente um trabalho para valorizar a potência desse território a partir de uma juventude que se identifica com a escola, que se identifica com o lugar e que fortalece a autoestima a partir da arte como um elemento organizador de tudo isso”, afirma, destacando a importância da arte para o desenvolvimento pessoal e comunitário.

O Coral Vozes da Resistência, que hoje conta com a participação de 22 estudantes, começou no ano passado e já conquistou diversos palcos, quebrando barreiras e levando a história da comunidade negra de Jaguara para além das fronteiras do município. A escola tem se tornado um ponto de referência, onde os jovens não apenas aprendem música, mas também são motivados a sonhar com um futuro melhor.

O Coral Vozes da Resistência continua crescendo, quebrando barreiras e transformando realidades, dando aos jovens de Jaguara uma nova perspectiva de vida e a oportunidade de levar suas vozes e histórias para o mundo.

 

Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos

Notícias da TV

coral
Cantata Natalina celebra o espírito de união e cultura em Feira de Santana
procooon
Procon orienta consumidores para economizar na ceia de Natal em Feira de Santana
viagens fim de ano
Movimentação nas viagens de fim de ano em Feira de Santana supera expectativas
velaas
Empreendedora de Feira de Santana aposta em velas aromáticas para gerar renda e sustentabilidade
rgiug
Diplomação oficializa mandatos dos eleitos em Feira de Santana
STAND
Hospital da Mulher registra mais de 7 mil partos e amplia serviços em 2024