Search
Close this search box.

Criança de Feira de Santana enfrenta a Síndrome de Aicardi

12 de nov de 2024 às 16:49 | Imagem: Reginaldo Cavalcante

Com apenas 25 dias de vida, Maria Sol foi diagnosticada com a síndrome de Aicardi, uma condição genética rara que afeta principalmente meninas e é frequentemente identificada por características neurológicas e oftalmológicas. O diagnóstico veio após Maria passar pelo teste do olhinho, que inicialmente levantou a suspeita de retinoblastoma, um câncer no fundo do olho. “Quando foi no teste do olhinho que a gente foi, eles suspeitaram de um retinoblastoma, que é um câncer no fundo do olho, e com isso veio várias investigações, e aí encaminharam gente para Salvador, e foi aquela repercussão para ser algo novo até para os médicos,” conta Estrela Maria Anjos, mãe de Maria Sol.

Desde o diagnóstico, Estrela tem enfrentado desafios significativos. “Hoje ela faz uso de três anticonvulsivantes, um deles é o Cannabidiol, então são medicações de alto custo, e com isso eu tive que arcar, abrir mão do emprego para cuidar totalmente dela,” relata Estrela. Em busca de apoio para cobrir as despesas com o tratamento, a mãe organizou um bazar beneficente, unindo amigos e familiares. Mas para ela, essa ação é só o começo de uma corrente de apoio que poderá beneficiar muitas famílias na mesma situação: “Isso é só o começo de muitas coisas boas que virão, porque não é só cuidar da Sol. Se a gente se unir, forças para a gente dar prosseguimento lá na frente, porque assim como eu quero ajuda, outras mães também precisam de ajuda.”

A neurologista Thainá Tolentino explica que a síndrome de Aicardi impacta diferentes aspectos do desenvolvimento. “Tem um atraso do desenvolvimento intelectual de diversos níveis, existe atraso do desenvolvimento motor. Então é uma criança que demora de sustentar, na parte de motor é uma criança mais molinha, mais hipotônica, demora de caminhar, demora de ter uma linguagem desenvolvida, então atraso na fala,” detalha Thainá.

Embora a síndrome de Aicardi ainda seja pouco conhecida no Brasil, o médico geneticista Diego Miguel explica que a estimativa mundial é de cerca de quatro mil casos. “No Brasil a gente não tem uma definição da quantidade de crianças com síndrome de Aicardi, mas a frequência está em torno de um caso para cada 150 mil nascimentos,” comenta Diego.

A história de Maria Sol e sua família destaca a importância do diagnóstico precoce, da união comunitária e do apoio contínuo para enfrentar os desafios trazidos por condições raras como a síndrome de Aicardi.

Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos

Notícias da TV

coral
Cantata Natalina celebra o espírito de união e cultura em Feira de Santana
procooon
Procon orienta consumidores para economizar na ceia de Natal em Feira de Santana
viagens fim de ano
Movimentação nas viagens de fim de ano em Feira de Santana supera expectativas
velaas
Empreendedora de Feira de Santana aposta em velas aromáticas para gerar renda e sustentabilidade
rgiug
Diplomação oficializa mandatos dos eleitos em Feira de Santana
STAND
Hospital da Mulher registra mais de 7 mil partos e amplia serviços em 2024