17 de dez de 2024 às 17:11 | Imagem: Carlos Gomes
Letícia Santos, jovem empreendedora de 23 anos, encontrou na produção de velas aromáticas a oportunidade de transformar sua paixão por artesanato em um negócio promissor. “A minha paixão pelas velas começou antes de iniciar a loja, na verdade, eu já tentei fazer algumas velas algumas vezes”, conta Letícia. Ela dedica-se a criar velas que, além de iluminarem e aquecerem o ambiente, têm um forte apelo sustentável, utilizando uma base de cera de coco, pois “não trabalhamos com parafina justamente pela questão da poluição e também porque não é um material de qualidade para estar exalando o aroma.”
A motivação para iniciar o empreendimento veio da necessidade de conquistar uma renda extra para bancar seus estudos de medicina. “Como eu tinha uma necessidade de ter uma renda extra para estar me mantendo em Salvador por conta das despesas da faculdade e tudo mais, eu pensei em algo que eu poderia fazer enquanto estivesse estudando e algo que eu também gostava”, explica.
Conciliar a vida de estudante e empreendedora não tem sido fácil, mas Letícia conta com o apoio necessário para equilibrar as duas responsabilidades. “Eu costumo fazer a produção durante os finais de semana, minha mãe me ajuda muito nessa parte da produção, tanto que ela faz mais que eu e eu fico mais na parte de divulgação, do design, de lidar com a questão de venda e tudo mais”, diz Letícia, destacando a importância do apoio familiar no sucesso do negócio.
Com o Natal se aproximando, Letícia espera um aumento significativo nas vendas, já que as velas se tornam um presente popular nessa época do ano. “A procura passa a ser bem maior por conta das pessoas que querem presentear as famílias, os amigos”, afirma.
Com o sucesso do negócio superando suas expectativas, Letícia já planeja expandir sua marca. “Eu penso em colocar nessas férias um site para vender para outros lugares do Brasil, não só Salvador e Feira de Santana, e quem sabe futuramente fazer uma loja física mesmo”, revela. A jovem empreendedora está determinada a continuar crescendo, sempre com foco no equilíbrio entre o empreendedorismo e a sustentabilidade.
Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos