15 de ago de 2024 às 17:21 | Imagem: Junior Araújo
Envelhecer é um processo natural e inevitável, mas chegar à terceira idade com qualidade de vida exige cuidados e suporte adequados. Em Feira de Santana, o Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, mantido pela prefeitura, tem sido um ponto de apoio essencial para idosos como Maria José Silva, aposentada, que encontrou no local o suporte necessário para enfrentar os desafios da melhor idade. “Meu cardiologista me recomendou continuar fazendo as atividades aqui.”, relata Maria José.
Ivone Santana, empresária, também buscou no centro o apoio social e emocional que precisava. “Eu vim aqui umas duas vezes com uma colega e gostei e comecei a vir, estou aqui graças a Deus, estou ótima.”, destaca.
Segundo o último censo realizado pelo IBGE, Feira de Santana vem passando por uma significativa transformação demográfica. Nos últimos dez anos, a proporção de pessoas com mais de 60 anos aumentou 38% em comparação ao levantamento de 2010. Esse crescimento reforça a importância de espaços como o Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira para o suporte à população idosa.
A médica geriátrica Taciana Leonel ressalta que, para manter a qualidade de vida na terceira idade, é fundamental adotar práticas que promovam o bem-estar físico, emocional, social e mental. “Dormir é muito importante para a memória, porque envelhecer com uma boa memória também é muito interessante e a questão de ter relacionamentos saudáveis. A pessoa não fica isolada em casa, então sair para a atividade física, para alguma reunião social, para a igreja, também é uma coisa muito boa. “, explica a especialista.
O Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira se destaca como um exemplo de como políticas públicas e espaços dedicados podem transformar a vida dos idosos, proporcionando a eles um envelhecimento digno e ativo.