10 de dez de 2024 às 17:00 | Imagem: Carlos Gomes
Cecília de Castro, Daniel Cerqueira e Bernardo Bispo, estudantes de Feira de Santana, representaram o município no programa Deputado Jovem Baiano, realizado em Salvador. A iniciativa, promovida pela Secretaria Estadual da Educação em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia, selecionou 63 jovens de toda a Bahia para vivenciarem, na prática, as atividades parlamentares.
Os participantes foram desafiados a desenvolver projetos de lei de âmbito estadual como parte do processo seletivo. Bernardo Bispo apresentou um projeto sobre a valorização de figuras históricas baianas nos livros didáticos. “Eu decidi escrever um projeto que falava sobre a valorização de figuras históricas que são necessárias para a construção da Bahia, para ser inseridos nos livros didáticos. Foi realmente viver a vida de deputado”, afirmou Bernardo.
Cecília de Castro trouxe um projeto voltado à criação de um centro de referência para doenças raras, inspirado na experiência pessoal com um primo que enfrenta dificuldades para tratamento em outros estados. “O que me motivou foi sempre esse meu interesse nesses assuntos da área da política e principalmente o meu projeto de lei, que foi o centro de referência em doenças raras, que veio da inspiração do meu primo, que é uma pessoa da minha família e eu acompanho de perto a dificuldade que é de ter que se locomover para outros estados em busca de atendimento”, explicou Cecília.
Já Daniel Cerqueira elaborou um projeto voltado à prevenção da violência obstétrica contra mulheres quilombolas na Bahia. Ele destacou a importância do tema: “Meu projeto foi um projeto em relação à violência obstétrica contra mulheres quilombolas aqui no estado da Bahia. A Bahia, se não é de conhecimento geral, é o estado que possui mais pessoas quilombolas, então é uma população muito expressiva, uma população muito influente e que infelizmente não existe em tantas políticas públicas direcionadas a essas pessoas”.
Além dos debates legislativos, o programa proporcionou uma troca rica entre os participantes. “Para mim a melhor parte da experiência do programa foi ter contato com os jovens de diversas regiões da Bahia. Me ensinou mais sobre outras realidades, sobre a vida de outras pessoas e eu tive contato de fato com membros de todas as comunidades possíveis”, relatou Daniel.
Para Cecília, a vivência foi marcante. “Foi uma experiência de fato inesquecível”, declarou. Bernardo também enfatizou a importância do programa: “Política é o único meio que a gente tem para conseguir resolver os problemas sociais”.
O trio reforçou a relevância da iniciativa em incentivar o protagonismo jovem e a formação cidadã. “Mesmo se eu não tiver na figura de representante, eu quero estar envolvida e inserida nesse meio”, concluiu Cecília.
Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos.