Search
Close this search box.

Feira de Santana celebra 191 anos com palestra sobre o curso de Medicina da UEFS

19 de set de 2024 às 18:30| Imagem:  Reginaldo Cavalcante

Feira de Santana completou 191 anos, e para celebrar a data, o Casarão Olhos D’Água sediou uma palestra que reuniu docentes e membros da Academia de Letras da cidade. O evento contou com a presença de personalidades como José Raimundo Pereira de Azevedo, presidente da Academia, e Josué Melo e Marilene Carneiro, membros da instituição.

“O tema central da palestra não poderia ser diferente: Feira de Santana, 191 anos,” afirmou José Raimundo Pereira, ressaltando a importância da celebração. Josué Melo complementou: “Eu vejo uma Feira sempre pedagógica, uma Feira altruísta, solidária, uma Feira próspera e que caminha cada dia para o seu desenvolvimento.”

O destaque da programação foi a palestra proferida pelo professor e doutor João Batista de Cerqueira, que abordou a criação do curso de medicina em Feira de Santana, um divisor de águas na educação local. “Já era professor da UEFS há 12 anos, desde 1983, quando em 1995 nós propusemos à reitoria a implantação do curso de medicina. Essa proposta foi bem acatada pela então reitora, a professora Anaci Paim, que em 1997 nomeou a comissão responsável pela elaboração do projeto,” explicou João Batista.

Anaci Paim, da Secretaria de Educação, também esteve presente e destacou a relevância do curso: “A demanda social é imensa. A OMS estabelece o mínimo de médicos por habitantes, e Feira de Santana, com quase 500 egressos do curso de medicina, tem dado a sua contribuição bem significativa.”

Marilene Carneiro, por sua vez, destacou a composição da Academia: “A academia praticamente é composta de membros quase todos da universidade. Todos os ex-reitores estão fazendo parte da academia, quase todos. Nós temos vários professores aposentados de lá. É um espaço de cultura também e um espaço de grande saber.”

Durante a palestra, o professor João Batista enfatizou a importância do curso de medicina, que revolucionou a educação médica na cidade e deixou um legado que continua a impactar gerações.

 

4o mini

Notícias da TV

palestra casarãoo
Feira de Santana celebra 191 anos com palestra sobre o curso de Medicina da UEFS
primordios feira
Histórias em quadrinhos ensinam sobre a emancipação política de Feira de Santana
Sem título
Sociedade News completa 76 anos de contribuição para a comunicação
Sem título
Competição do Mangalarga Marchador reúne 250 competidores na Expofeira
Sem título
Carne de sol de Itororó é destaque na Expofeira
WhatsApp Image 2024-09-05 at 18.13.45
Conheça a história de Dona Marinalva, a Mulher do Jegue