20 de ago de 2024 às 15:46 | Imagem: Junior Araújo
Desde o último dia 9 de julho, os baianos podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), um documento que promete mais segurança e autenticidade das informações. Em Feira de Santana, a emissão do novo documento começou na semana passada, e muitos cidadãos já estão procurando o serviço.
Miralvo Junior, eletrotécnico, compartilhou sua experiência positiva ao agendar a primeira via do documento de identidade do filho: “Foi muito rápido, estava tudo agendado, cheguei no horário, ela pediu as xerox dos documentos e já me encaminhou.” Já o aposentado José Nailton Costa precisou substituir o antigo documento, que estava rasgado, após enfrentar problemas em um procedimento bancário. Ele destacou a vantagem do novo modelo: “É bom que assim você fica com o documento único e assim, evita várias coisas como o governo está falando de fraude, em cada estado tem uma identidade diferente.”
A nova identidade utiliza o CPF como número único de identificação e incorpora tecnologias avançadas para garantir a segurança dos dados. Cecília Pereira, coordenadora do SAC, esclareceu que a nova identidade não é obrigatória de imediato: “Essa nova Carteira de Identidade Nacional não é obrigatória, então aquele cidadão que tem um RG atual vai continuar utilizando normalmente. O RG atual tem validade até 28 de fevereiro de 2032, então daqui até lá o cidadão tem essa possibilidade de realizar a troca.”
A primeira via do documento é gratuita, e o agendamento pode ser feito pelo site do SAC ou pelo aplicativo do governo do estado. O prazo de entrega é de até 15 dias.