Search
Close this search box.

Feira de Santana inicia emissão da nova carteira de identidade nacional

20 de ago de 2024 às 15:46 | Imagem:  Junior Araújo

Desde o último dia 9 de julho, os baianos podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), um documento que promete mais segurança e autenticidade das informações. Em Feira de Santana, a emissão do novo documento começou na semana passada, e muitos cidadãos já estão procurando o serviço.

Miralvo Junior, eletrotécnico, compartilhou sua experiência positiva ao agendar a primeira via do documento de identidade do filho: “Foi muito rápido, estava tudo agendado, cheguei no horário, ela pediu as xerox dos documentos e já me encaminhou.” Já o aposentado José Nailton Costa precisou substituir o antigo documento, que estava rasgado, após enfrentar problemas em um procedimento bancário. Ele destacou a vantagem do novo modelo: “É bom que assim você fica com o documento único e assim, evita várias coisas como o governo está falando de fraude, em cada estado tem uma identidade diferente.”

A nova identidade utiliza o CPF como número único de identificação e incorpora tecnologias avançadas para garantir a segurança dos dados. Cecília Pereira, coordenadora do SAC, esclareceu que a nova identidade não é obrigatória de imediato: “Essa nova Carteira de Identidade Nacional não é obrigatória, então aquele cidadão que tem um RG atual vai continuar utilizando normalmente. O RG atual tem validade até 28 de fevereiro de 2032, então daqui até lá o cidadão tem essa possibilidade de realizar a troca.”

A primeira via do documento é gratuita, e o agendamento pode ser feito pelo site do SAC ou pelo aplicativo do governo do estado. O prazo de entrega é de até 15 dias.

Notícias da TV

feira interdisciplinar
Feira Multidisciplinar movimenta mais de mil estudantes em Feira de Santana
outubro rosaa
Ação de saúde no Outubro Rosa realiza mamografias e exames preventivos
medalhistass
Estudantes de Feira de Santana conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia
WORKSHOP
Workshop no Casarão dos Olhos D'Água foca em narrativas negras
mae antenada
Mãe Antenada esclarece dúvidas sobre amamentação
dadosss
Tô no Meu Direito: Aprenda como proteger seus dados online