27 de ago de 2024 às 15:09 | Imagem: Carlos Gomes
A sustentabilidade tem conquistado cada vez mais espaço no universo da moda, e em Feira de Santana não é diferente. O projeto “Moda que Move”, contemplado pelos editais da Lei Paulo Gustavo, realizou o primeiro desfile exclusivo com peças sustentáveis na cidade. Idealizado por Allana Oliveira e Samile Ormonde, o evento trouxe à tona a importância da moda circular, onde o reaproveitamento de materiais se destaca como o grande diferencial.
De acordo com Allana Oliveira, coordenadora executiva do projeto, a ideia inicial era diferente. “A ideia era completamente diferente, íamos promover sim um evento de moda sustentável, mas não seria um desfile, até que tivemos a ideia de promover o primeiro desfile de moda sustentável de Feira de Santana. E aí foi assim que surgiu, na necessidade mesmo, já que é muito difícil ter desfile ainda mais voltado para essa área,” explicou.
Allana Oliveira destacou a essência da moda circular, que visa prolongar a vida útil de uma peça. “A Moda Circular tem como intuito prolongar a vida útil de uma peça, então não só marcas slow fashion, como brechós, customizações, tudo isso está envolto na Moda Circular,” acrescentou.
Samile Ormonde, a costureira responsável pelas criações, compartilhou que a maioria das roupas utilizadas no desfile foram adquiridas em bazares e feiras. “A maioria das roupas vieram de bazares mesmo, bazares geralmente de centro de abastecimento, bazares de igreja, algumas foram de feira pela questão dos tecidos de descarte, então foram em feiras porque os tecidos iriam ser descartados e esses lojistas repassaram assim por valores bem menores,” relatou Samile.
Mesmo com algumas dificuldades o desfile aconteceu conforme o planejado, e as peças estarão à venda. Todo o valor arrecadado será destinado a uma instituição que presta apoio a pessoas com câncer.