06 de ago de 2024 às 16:51 | Imagem: Carlos Gomes
Chegou a Feira de Santana, no Sesc do centro, a quinta edição da Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste, um dos eventos mais esperados no calendário de festivais brasileiros. A primeira sessão de animação foi inaugurada pelas crianças da escola municipal Tereza Cunha Santana, com cerca de 60 alunos que se divertiram com o curta-metragem.
A Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste estará disponível de 5 a 9 de agosto, com mais de 40 filmes, entre curtas e longas-metragens. E o melhor: todas as sessões são gratuitas.
Silvia Azevedo, professora e admiradora dos filmes nacionais, já participou de outros festivais. Ela destacou a importância desses eventos para a preservação da cultura regional. “Esses festivais são fundamentais para manter viva a nossa cultura e para incentivar a produção cinematográfica local”, afirmou.
O projeto tem apoio da Lei Paulo Gustavo e contará também com oficinas e seminários voltados para o audiovisual e para o pensamento crítico. O objetivo é fomentar a difusão e as produções de filmes no Nordeste. “Desde que a gente começou com a cadeia de editais públicos desde 2005 e 2006, o Nordeste mostrou uma nova potência cinematográfica com suas produções,” afirmou Jessé Patrício, idealizador, curador e coordenador geral do evento.