Search
Close this search box.

Feira de Santana registra redução de 35% nos casos de dengue, mas reforça ações preventivas

11 de dez de 2024 às 17:22 | Imagem: Carlos Gomes

Feira de Santana, a maior cidade do interior da Bahia, registrou uma redução de 35% nos casos de dengue nos últimos meses, mas as autoridades de saúde alertam que é fundamental continuar com as ações preventivas. A cidade ainda enfrenta o risco de novas infecções, especialmente com a variante tipo 2 do vírus da dengue, que pode evoluir para formas graves da doença.

De acordo com Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, muitos casos graves podem ser evitados com a vacinação e o combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Muitas pessoas que fizeram a primeira dose de 10 a 14 anos ainda não voltaram para fazer a segunda dose. Isso é muito importante, pois os mosquitos continuarão existindo e a proliferação da dengue não vai desistir”, alertou Carlita. Ela também ressaltou que o controle está nas mãos da população, principalmente no cuidado com água parada: “Se não tiver água parada, não tem como ter a circulação desses vetores, então o controle está em nossas mãos, principalmente dentro de nossas casas.”

A vacinação tem sido uma das principais medidas adotadas para combater os casos graves de dengue. O enfermeiro Neto Marques, da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que a vacina tem o objetivo de reduzir a gravidade da doença. “A vacina da dengue tem o principal objetivo de diminuir os casos graves”, afirmou. Ele também detalhou o esquema de aplicação da vacina, que consiste em duas doses: “Pra dengue, especificamente, são duas doses, a primeira e a segunda, no intervalo de 60 dias da primeira dose”, explicou Neto.

As unidades de saúde de Feira de Santana estão com horários estendidos para atender à população, com algumas funcionando das 7h30 às 20h30. “Tem algumas unidades que funcionam de 7h30 às 15h30 para fazer a vacinação”, disse Neto Marques, destacando a importância de a população comparecer para completar o esquema vacinal e proteger-se contra a doença.

A Prefeitura de Feira de Santana continua com a campanha de vacinação, que já aplicou mais de 27 mil doses, com foco em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, buscando reduzir o impacto da doença e prevenir novos casos graves.

 

Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos

Notícias da TV

coral
Cantata Natalina celebra o espírito de união e cultura em Feira de Santana
procooon
Procon orienta consumidores para economizar na ceia de Natal em Feira de Santana
viagens fim de ano
Movimentação nas viagens de fim de ano em Feira de Santana supera expectativas
velaas
Empreendedora de Feira de Santana aposta em velas aromáticas para gerar renda e sustentabilidade
rgiug
Diplomação oficializa mandatos dos eleitos em Feira de Santana
STAND
Hospital da Mulher registra mais de 7 mil partos e amplia serviços em 2024