28 de nov de 2024 às 15:58 | Imagem: Reginaldo Cavalcante
A Black Friday tem movimentado o comércio de Feira de Santana, atraindo consumidores que buscam aproveitar promoções para adiantar compras ou garantir itens desejados. O evento, conhecido pelos descontos em produtos como eletrodomésticos, eletrônicos, roupas e calçados, promete impulsionar as vendas e aquecer a economia local.
Dona Rejane e sua filha Kiria, técnicas de contabilidade, já começaram a aproveitar as ofertas e planejam novas compras. “Presentes, né? Utilidades minhas mesmo como roupas. Na realidade, eu pretendo comprar um guarda-roupa. Eu espero que na Black Friday esteja um preço acessível”, comentou Rejane. Elas também aproveitaram o momento para pesquisar produtos que ainda não compraram, mas que esperam adquirir até o fim do mês.
Outro exemplo de consumidores atentos às promoções é o casal Bruna Tayná, atendente de telemarketing, e Diego Cerqueira, engenheiro civil. Eles decidiram antecipar as compras para as festas de fim de ano. “Como a rua tem diversas opções, para ser mais rápida eu vi pelo Instagram. Cheguei a comparar, mas assim, quando você vê pela internet, quando você vê na loja é totalmente diferente porque você tem que provar e tudo mais”, disse Bruna, destacando a importância de conferir as ofertas pessoalmente.
Para atender à demanda crescente, o comércio local ampliou seu horário de funcionamento. “Esse acordo, na verdade, é muito importante. O sindicato patronal, junto com o sindicato dos comerciários, pensaram justamente em um horário estendido para atender à Black Friday para os nossos consumidores. Até a sexta-feira está funcionando até às 20 horas, e no sábado, que é onde a grande promessa está, vai funcionar até às 16 horas. Esse acordo foi pensado para fomentar ainda mais o movimento no comércio de um modo geral”, explicou Kleison Melo, diretor do Sicomfs.
Além disso, Kleison destacou que a Black Friday também serve como uma preparação para as vendas de fim de ano. “Os empresários, os comerciantes, já têm comprado mais estoque, contratado mão-de-obra temporária também, então tudo isso está preparado. A Black Friday vem antecipando as festas de final de ano, e com certeza aumenta bastante as vendas. Há um trabalho muito forte, principalmente nas redes sociais, com relação a essa data, que tem se consolidado ano após ano com o crescimento”, completou.
Com descontos atrativos e horários ampliados, a Black Friday se consolida como uma oportunidade imperdível para os consumidores e um momento estratégico para o comércio, que já projeta boas vendas até o Natal e o Ano-Novo.
Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob demanda da jornalista Liliane Santos