Search
Close this search box.

Mutirão realiza 1.800 atendimentos oftalmológicos em Feira de Santana

26 de nov de 2024 às 17:142| Imagem: Carlos Gomes

Os cuidados com os olhos são fundamentais para a saúde ocular e, quando negligenciados, podem gerar sérias complicações. Evanice Rodrigues, cuidadora de idosos, compartilha sua experiência com o pterígio e a catarata. “Minhas vistas eram boas, fui ao oculista e fiz o óculos, mas não usei. Ele falou que se eu usasse, eu não teria problema, mas aí eu não acostumei. Depois, apareceu a catarata e carne no olho, fiquei com dificuldade de enxergar”, revelou Evanice, que agora está se recuperando da cirurgia.

Marcos Antônio de Moura, motorista, também enfrentou o problema do pterígio por três anos e, embora estivesse ansioso antes da cirurgia, ficou surpreso com a rapidez do procedimento. “Eu achava até que era mais complicado, mas é super tranquilo. Foi rapidinho, demorou uns 5 minutos mais ou menos”, afirmou Marcos.

Esses procedimentos foram realizados durante um mutirão oftalmológico promovido pelo grupo HCOE em parceria com a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, que atendeu cerca de 1.800 pacientes, oferecendo cirurgias e exames para doenças como pterígio, catarata e glaucoma. O glaucoma é a principal preocupação dos especialistas devido à sua natureza silenciosa e progressiva.

Felipe Pedreira, médico oftalmologista, explicou os tipos de glaucoma. “Nós temos vários tipos de glaucoma, sendo o glaucoma de ângulo aberto o mais comum. É um glaucoma silencioso, geralmente associado ao aumento da pressão ocular. Tratamos esses pacientes com colírios e outros medicamentos para baixar a pressão ocular”, destacou o especialista.

O mutirão também é uma oportunidade importante para diagnosticar e tratar a doença. A coordenadora do projeto Glaucoma, Taize Teixeira, orientou os pacientes sobre o processo de atendimento: “Basta comparecer com a xérox do RG, comprovante de residência e cartão do SUS, que faremos o atendimento. Pacientes com suspeita ou diagnóstico de glaucoma, mas que não estão em tratamento, podem ser atendidos.”

Além disso, Taize reforçou que, a partir do diagnóstico, os pacientes com glaucoma terão direito a tratamento contínuo. “A partir do momento em que o paciente for diagnosticado com glaucoma e receber a receita para o uso contínuo de colírios, estaremos direcionando esses pacientes para receberem os colírios a cada três meses”, explicou Taize.

Esse mutirão representa uma grande oportunidade para os feirenses que precisam de cuidados oftalmológicos. A ação oferece acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento de doenças oculares graves, ajudando a preservar a visão e garantindo qualidade de vida para muitos pacientes.

Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos

Notícias da TV

denguee
Secretaria de Saúde intensifica medidas de prevenção contra dengue em Feira de Santana
côco
Verão aquece a demanda por água de coco em Feira de Santana
vacina dengue
Feira de Santana registra redução de 35% nos casos de dengue, mas reforça ações preventivas
praticas educativasss
Secretaria de Educação de Feira de Santana apresenta balanço de 2024 e homenageia parceiros
meio ambiente
Feira de Santana debate transformação ecológica em conferência
jovem deputado
Estudantes de Feira de Santana se destacam no programa Deputado Jovem Baiano