Search
Close this search box.

Primeira Mostra de Cinema leva experiência de telona a jovens de Feira de Santana

07 de nov de 2024 às 16:12 | Imagem: Junior Araujo

Na Escola Municipal Dr. João Duarte Guimarães, no bairro Limoeiro, alunos vivenciaram pela primeira vez a emoção de assistir a filmes projetados em um grande telão, durante a Primeira Mostra de Cinema do Portal do Sertão. A ansiedade era evidente. “Ah, eu tô muito ansiosa. Acho que é sempre bom ter essas coisas assim na escola, diverte muitos alunos também,” disse Andreia Fernanda de Assis, estudante da instituição.

Para Ianara Lopes, que nunca havia ido ao cinema antes, a experiência foi inesquecível: “Foi muito bom, foi uma experiência muito legal. Gostei muito, porque é sempre bom ter novas experiências na escola.”

O evento, que contou com o apoio da prefeitura de Feira de Santana, da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura, selecionou 47 filmes para exibição, entre curtas, médias e longas-metragens, com foco na diversidade do cinema nacional. Segundo Luciano Macedo, curador da mostra, a seleção foi rigorosa: “Foram selecionados 47 filmes para ser exibidos durante todo o evento. Foi difícil, porque foram muitos filmes e usamos como critério os que tivessem a técnica de linguagem cinematográfica e cujos temas fossem adequados para a escola.”

Entre os filmes exibidos, destacou-se Infinimundo, editado por Fabrício Cantanhede, que veio de Porto Alegre para participar da mostra. “A importância da mostra é que a gente descentraliza de São Paulo, das capitais, de Salvador. Aqui estamos formando o público, vendo crianças assistindo a um curta-metragem, e isso é muito importante. Desde cedo, trazemos produtos e filmes nacionais para que as pessoas aprendam a gostar do cinema nacional,” afirmou Cantanhede.

A iniciativa foi especialmente marcante para os alunos, que puderam explorar diversos gêneros cinematográficos. “Para os meninos, mil maravilhas, sobretudo os pequenos, que estão se divertindo o máximo com as animações. Os maiores têm se intrigado cada vez mais com as abordagens dos documentários. Isso é bacana porque agrega novos valores para a nossa escola,” destacou Carlos Henrique de Jesus, vice-diretor da escola.

Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalisa Liliane Santos

Notícias da TV

aicardi
Criança de Feira de Santana enfrenta a Síndrome de Aicardi
panetone
Dispensário Santana inicia produção de panetone em Feira de Santana
juventude negraaa
Estudantes celebram mês Consciência Negra em Feira de Santana
cinemaaaa
Primeira Mostra de Cinema leva experiência de telona a jovens de Feira de Santana
cartãooo
Cresce alerta para o uso consciente do cartão de crédito diante de juros altos
cinemaaa
Jovens cineastas transformam cena cultural de Feira com cinema independente