Search
Close this search box.

Projeto escolar resgata cultura afro-indígena e eleva autoestima dos alunos

22 de nov de 2024 às 17:05| Imagem: Carlos Gomes

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Municipal Lídice Antunes de Barros realizou um projeto para valorizar as culturas afro e indígena, com o tema “Vozes Ancestrais: Desvendando o passado, criando o futuro”. A iniciativa, promovida durante o mês da Consciência Negra, envolveu alunos do 1º ao 9º ano em atividades como oficinas, desfiles e a exposição “Belezas Reais”.

“Trazer outras expectativas do que é o viver negro, indígena, tecnologias ancestrais, com apresentações de exaltação da beleza, com o desenvolvimento da nossa exposição, Belezas Reais. No mês da Consciência Negra, a luta pelo fortalecimento da identidade ganhou destaque”, destacou o diretor Celso Damasceno.

A estudante Milena Souza, do 8º ano, falou sobre o impacto do projeto. “Ajuda as pessoas a não se sentir tão mal com o racismo que ainda existe no mundo, ajuda a ter uma autoestima alta e dar valor à sua própria cultura.” Sua colega, Ana Rita Conceição, também do 8º ano, completou: “A gente motiva pessoas que têm vergonha da sua cor, da sua raça, por motivação de bullying. Aí a gente aqui incentiva, ajuda e mostra que a gente não tem que ter vergonha né?”.

Para a professora de Língua Portuguesa Amanda Trindade, o projeto tem uma importância transformadora. “Esse projeto é de importância fundamental para encaminhar os meninos, as crianças, adolescentes nessa questão da autoestima, do empoderamento, do reconhecimento dos valores, da intelectualidade negra, da trajetória que muitos negros tiveram e que construíram o mundo que a gente está usufruindo hoje.”

Com foco em combater o bullying, elevar a autoestima e fortalecer a identidade cultural, o projeto inspirou uma nova perspectiva para os alunos do colégio, promovendo o reconhecimento de suas raízes e o orgulho de quem são.

Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos

Notícias da TV

denguee
Secretaria de Saúde intensifica medidas de prevenção contra dengue em Feira de Santana
côco
Verão aquece a demanda por água de coco em Feira de Santana
vacina dengue
Feira de Santana registra redução de 35% nos casos de dengue, mas reforça ações preventivas
praticas educativasss
Secretaria de Educação de Feira de Santana apresenta balanço de 2024 e homenageia parceiros
meio ambiente
Feira de Santana debate transformação ecológica em conferência
jovem deputado
Estudantes de Feira de Santana se destacam no programa Deputado Jovem Baiano