11 de dez de 2024 às 16:52 | Imagem: Carlos Gomes
Na última terça-feira (10), a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana apresentou o balanço de suas ações, não apenas de 2024, mas também dos últimos quatro anos. O evento, que marcou a avaliação de um período significativo para a educação na cidade, contou com a presença de autoridades e parceiros, sendo uma oportunidade para refletir sobre os avanços alcançados e os desafios enfrentados.
A secretária Anaci Paim, ao falar sobre o período de gestão, afirmou: “É um período de grandes desafios vencidos, muito trabalho, excelentes resultados e parcerias fortes.” Ela destacou a importância das colaborações com diferentes áreas e instituições para o avanço da educação na cidade.
O evento também celebrou parcerias que fizeram a diferença no cenário educacional. O capitão Alex Silva, da 65ª CIPM, falou sobre a parceria com a SEDUC e a implementação do programa PROERD, que tem sido aplicado em escolas municipais, com o objetivo de combater o uso de drogas e a violência. “A parceria do 65° CIPM com a SEDUC tem ocorrido com a aplicação do PROERD, um programa internacional de resistência às drogas e à violência”, afirmou o capitão.
Mariana Paiva Paolilo, presidente da Comissão de Direito Educacional da OAB Feira de Santana, também foi reconhecida pelo trabalho junto à Secretaria de Educação, com a realização de palestras e capacitações. “Temos a honra e o prazer de colaborar com palestras, treinamentos e capacitações voltados tanto para o corpo docente quanto para o corpo discente. Fizemos muitas palestras voltadas para a prevenção do bullying, do cyberbullying, nas escolas municipais”, disse Mariana.
Kaick Marcelo, representante da Unijorge, agradeceu o apoio da Secretaria de Educação para viabilizar ações gratuitas para a população. “A Secretaria vem nos apoiando muito, viabilizando o que conseguimos trazer de eventos, workshops e ações, tudo isso gratuito para a população”, ressaltou Kaick.
O soldado João Lucas, do Corpo de Bombeiros, também teve sua contribuição destacada, com a implementação da Lei Lucas, que garante que educadores da rede básica de ensino, creches e educação infantil tenham noções básicas de primeiros socorros. “Nosso comandante fechou essa parceria, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, para fazer valer a Lei 13.622, que preconiza que os professores tenham conhecimento em primeiros socorros e, além disso, favoreça o nosso lema: a vida alheia é a riqueza a salvar”, afirmou o soldado.
Marcly Amorim Pizzani, reitora da Unex Feira de Santana, destacou o trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Educação Inclusiva, com cursos de odontologia, psicologia, educação física e outros, beneficiando diretamente a formação dos alunos e a comunidade escolar. “Aqui na Secretaria de Educação, tivemos a oportunidade de contribuir com ações específicas no Centro Integrado de Educação Inclusiva, com nossos cursos de odontologia, psicologia, educação física, entre outros”, concluiu Marcly.
Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos