18 de nov de 2024 às 17:04 | Imagem: Junior Araujo
Empreendedoras de Feira de Santana e região participaram do Seminário “Movimenta Mulher: caminhos para autonomia, igualdade e liderança”, realizado no auditório da Unex. O evento reuniu dezenas de mulheres, oferecendo ferramentas e conhecimentos para fortalecer o papel feminino no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo como uma ferramenta de transformação social.
A empresária Tatiana Barreto, com mais de 15 anos de experiência, compartilhou sua trajetória e destacou a força do empreendedorismo feminino. “O empreendedorismo vem com a força, vem com uma potência que nós temos, sabe? Aquela questão de sangue nos olhos, de você empreender, de você acreditar no seu potencial, de você saber que nasceu com dons, habilidades e, principalmente, competência para fazer a transformação na sua vida e na vida de muitas mulheres e pessoas”, disse.
Promovido pela Câmara da Mulher Empresária, Sindicato do Comércio de Feira de Santana, Sindicato dos Policiais Civis da Bahia e outros parceiros, o evento teve uma programação diversificada, com palestras e debates voltados ao empoderamento feminino. Leidiene Queiroz, presidente da Câmara da Mulher Empresária, destacou a abrangência do seminário. “O objetivo disso aqui é dar para elas esse empoderamento, essa capacitação e dizer que elas podem. Inclusive, temos representantes de associações de cidades diferentes, até do sul da Bahia e de outros estados. Isso dá força ao nosso evento, e esse vai ser o primeiro de muitos outros que faremos”, afirmou.
O presidente do Sicomfs, Marco Silva, ressaltou o impacto econômico do empreendedorismo feminino. “A mulher está respondendo até com mais velocidade e mais expressividade na sociedade. Hoje, ela é responsável por mais de 50% da produção de riqueza no Brasil. Feira de Santana, uma cidade mulher, uma cidade que sempre teve destaque no empreendedorismo feminino, precisava desse apoio”, disse.
Representando o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia, Carla Sandra Vieira reforçou a relevância do empreendedorismo como ferramenta de empoderamento, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica. “O sindicato apoia iniciativas como essa porque acredita no empreendedorismo feminino como uma forma de transformação”, afirmou.
O Banco do Nordeste também marcou presença no seminário, oferecendo suporte financeiro às empreendedoras. Ana Tereza Barbosa, diretora de administração do BNB, destacou a importância do programa Crediamigo Delas. “É uma linha de crédito voltada para as mulheres, com taxas menores, que as ajuda a empreender de forma segura. Estamos felizes em conhecer os negócios delas e oferecer essa oportunidade”, explicou.
O evento reafirmou a força do empreendedorismo feminino e a importância de criar espaços para que as mulheres possam crescer e transformar suas vidas e comunidades.
Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos