21 de ago de 2024 às 15:45 | Imagem: Junior Araújo e Reginaldo Cavalcante
Há sete anos, Josevan Dias, mais conhecido como “Baixinho”, tomou a decisão de trabalhar como ambulante na Praça Bernardino Bahia, popularmente conhecida como Praça do Lambe-Lambe, em Feira de Santana. O que começou como uma forma de sustento logo se transformou em uma sensação nas redes sociais, graças à maneira inovadora e divertida com que Baixinho interage com seus clientes. Com carisma e humor, ele atraiu uma base fiel de seguidores, alcançando a impressionante marca de 25 mil pessoas que acompanham suas aventuras diárias.
Josevan relata como foi incentivado a gravar vídeos para as redes sociais por um amigo: “Um amigo meu: ‘rapaz, por que você não grava um vídeo na rede social?’ falei: ‘rapaz, não dá certo não, comigo não dá não.’ E aí ele começou a insistir: ‘grava aí.’ Num dia virou, numa noite quando eu cheguei, parece que tava caindo pix no meu celular, de tantos seguidores, quando eu vou olhar, tinha 2.500 pessoas me seguindo.”
O reconhecimento do trabalho de Baixinho vem não apenas dos seguidores online, mas também de seus colegas de profissão e clientes. Samara Santos, também ambulante na mesma praça, destaca o clima descontraído que Baixinho proporciona: “A gente já começa o dia rindo muito, a tristeza aqui não tem lugar, não tem vez, porque ele é muito engraçado. Os clientes já estão acostumados com essa brincadeira dele e todos que chegam perto gostam dele, gostam do atendimento, o modo dele ser espontâneo, contar piada. Os clientes já chegam já abraçando.”
Yasmmim Sampaio, estudante e cliente assídua, também foi conquistada pela alegria de Baixinho: “Eu vi a alegria dele contagiante assim, aí eu me interessei em saber o que era. Aí quando eu vi, era a verdura barata de 2 reais, apenas 2 reais de tomate hoje em dia, legumes, é difícil de achar, né? Aí eu já vou aproveitar e comprar uma rede de tomate para levar para minha avó.”
Mas Baixinho não é o único a usar a criatividade nas ruas de Feira de Santana. Outro destaque é Juscelino Araújo, ou “Lino”, que há mais de três anos vende lanches em um ponto movimentado da cidade. Formado em Gastronomia e proprietário de uma pizzaria, Lino divide seu tempo entre as ruas e seu negócio, utilizando seu talento culinário para garantir o sustento da família.
Lino descreve como atrai seus clientes com uma variedade de lanches e bebidas: “Eu atraio meus clientes. Quando eu abordo eles aqui, eles perguntam pra mim quais os tipos de lanches que eu vendo. Eu falo que vendo coxinha, pastel, caldo de cana, os lanches principais que eu tenho de casa, que são presunto e queijo, lombo, peito de peru, salsicha e molho, e o maravilhoso caldo de cana, batido na hora com todo tipo de frutas: maracujá, umbu, açaí, abacaxi com gengibre, limão, e vários tipos de frutas que a gente bate misturado com o caldo.” O grande atrativo da barraca de Lino é, sem dúvida, o famoso caldo de cana, preparado com todo o cuidado e atenção aos detalhes.