12 de dez de 2024 às 16:57 | Imagem: Carlos Gomes
Com a chegada do verão e as temperaturas já subindo em Feira de Santana, a água de coco ganha destaque como uma das bebidas mais procuradas para refrescar e hidratar. “Tô tomando uma aguinha de coco para refrescar, geladinha, de qualidade, não tem coisa melhor”, afirma Cristiano Paim. Em uma cidade onde os termômetros chegam facilmente aos 33°C, a demanda pela bebida aumenta significativamente, como observa Gregório Bispo Ferreira: “A água de coco ajuda muita gente com essa quentura que está agora”.
O empreendedor José Neto já está se preparando para o aumento nas vendas e compartilha sua estratégia: “No inverno eu pedi uma quantidade, aí no verão a demanda subiu muito, aí eu tive que dobrar. Inclusive que eu já conversei até com outro fornecedor para ficar todo mundo tomando essa grande água de coco, porque a água de coco é saúde”. Ele também comenta sobre o desafio de manter os preços: “Sai um pouco do meu lucro, porque tem cliente que reclama às vezes”.
Além de refrescante, a água de coco é amplamente reconhecida pelos seus benefícios à saúde. A nutricionista Daniele Borges destaca: “Ela tem carboidratos também que fornecem energia, que tem sido muito usados também para praticantes de atividade física, idosos, crianças, possui também fontes de magnésio, de sódio, de potássio, de vitamina C”. Contudo, ela faz uma ressalva sobre o consumo: “Não é para ser consumida o dia inteiro de forma livre, porque ela também possui nutrientes e nutrientes energéticos, então tem que fazer a complementação também com água potável”.
Com o calor aumentando, a água de coco reafirma seu papel como uma aliada indispensável para enfrentar as altas temperaturas, combinando sabor, saúde e economia.
Texto produzido pela estagiária Vitoria Souza, sob supervisão da jornalista Liliane Santos